Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A defesa da liberdade humana

A Defesa da Liberdade Humana
O problema da liberdade foi o que sempre mais me preocupou. Tento pôr ordem nas minhas ideias, mas não é fácil. Fui da esquerda e mesmo da sua direita (porque a direita da esquerda é a mais esquerda, como a direita da direita, a mais direita). Fui-o porque ela era a favor da liberdade humana e se parecia que era contra a liberdade humana, era só por defender a liberdade humana. Hoje sou contra a defesa da liberdade humana, porque sou a favor da liberdade humana. Esquerdas e direitas dizem-me que se eu sou contra a defesa da liberdade humana, por ser a favor da liberdade humana, sou realmente contra a liberdade humana e estou por isso fazendo o jogo de uns ou de outros, consoante aqueles que me acusam.
Ah, por favor, não me peçam explicações - sou homem, não sou político. Defendo a liberdade porque sou pela liberdade e por isso não devo defender a liberdade, porque para defender a liberdade teria de atacar a liberdade, o que me obrigaria então a defendê-la por ser a favor dela - merda! Sou pela liberdade, sou contra a opressão, e isto é simples, é humano, é evidente - disse! E não me chateiem mais.

Vergílio Ferreira, in 'Estrela Polar'

 Apesar de ultimamente, muitos de nós termos dúvidas para onde foi o conquistado no 25 de Abril de 1974, há que celebrar sempre esta data, pelos nossos pais, pelos nossos avós, pelos nossos filhos, pelos nossos netos. Respeitar os nossos Capitães de Abril e não deixar cair por terra essa Liberdade que deveria ser uma das essências do Ser Humano... 25 de Abril Sempre!!!!!

Sem comentários: